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TURNÊS | Informações

Mensagem por Denizar em Dom Dez 27, 2015 2:46 pm

T U R N Ê S


Artistas podem ir em turnê depois de lançarem material – ou seja, só podem fazer shows de tour caso lancem qualquer tipo de disco (álbum, EP, Greatest Hits ou mixtape). Ir em tour irá ajudar o artista a vender mais cópias do álbum suportado e é majoritariamente promoção para álbuns. Antes de seu artista ir em turnê, você precisa divulgar ao menos as datas da primeira leg, isto é, dos shows em determinado país e/ou continente. A turnê tem de ter, ao menos, quatro shows – que também é o número de concertos limite por semana. Seu artista até pode fazer mais shows, mas ele pode ficar injuriado durante a cansativa rotina. Melhor não arriscar.

Você precisa pagar por cada show da turnê!

Teatros – 5 pontos por data
Arenas – 20 pontos por data
Estádios – 40 pontos por data

Você precisa ter senso de quais lugares o artista pode lotar. Artistas pequenos não conseguirão lotar arenas, assim como artistas grandes terão grandes procuras em teatros. Tudo é proporcional. Anunciar a turnê com bastante antecedência é uma estratégia ótima, também, pois as pessoas terão mais tempo de comprar ingressos. Antes de sair em turnê, você precisa decidir os pacotes de ingressos. Existem sete opções.

$50 por ingresso (artistas com pouca fama)
$100 por ingresso
$200 por ingresso
$300 por ingresso
$500 por ingresso
$1000 por ingresso
$2000 por ingresso


Como decidir o preço?

Depende da demanda da turnê na área específica e da popularidade/reputação do artista. Você pode começar com $100 se seu artista não é muito popular e ir até $500, por exemplo, num ingresso básico, caso seu artista for muito popular. Fatores como número de shows no país, popularidade, reputação, demanda do artista na região e outros são levados em conta. Por exemplo, se você tem cinco shows na Inglaterra, o interesse é pequeno devido às poucas arenas do país e pequena população – ou seja, o preço tem de ser correspondente (baixo) caso seu artista for menos famoso.
Pacotes de ingressos também podem ser opções, muito viáveis caso seu artista for grande. Esses pacotes tem preços variados e admitem diferentes mordomias, como ingressos VIPs, festa antes do show, Meet & Greet e camisetas de graça. Explicando um show no Madison Square Garden, por exemplo, você deve colocar assim.

5 de Janeiro – Madison Square Garden (arena), Nova Iorque, EUA
Capacidade: 18,200 // Standard: 17,700 / VIP: 250 / Ultra VIP: 250

Standard: $100
• Entrada
• Pulseira de brinde

VIP: $300
• Entrada adiantada (uma hora antes)
• Pulseira de brinde
• Camiseta
• Pista VIP
• After party com open bar

Ultra VIP: $500
• Entrada adiantada (uma hora antes)
• Pulseira de brinde
• Camiseta
• Pista VIP
• After party com open bar
• 50 pessoas das 250 selecionadas para Meet & Greet com fotos


Como saber que a tour está vendendo?

Não se preocupe! Eu e o Luís lançaremos updates às quartas-feiras.


Artigo da tour

No artigo da tour, você deve publicar o principal, com informações sobre a turnê, ingressos e shows, e responder com os artigos de cada show. O artigo de show deve conter a descrita das performances, a setlist, detalhes dos ingressos e uma possível imagem do palco. Os futuros shows devem ser anunciados com uma semana de antecedência. Você pode cancelar shows com encalhe de ingressos, mas o artista tem de pagar o preço da casa dos shows (teatro/arena/estádio) e pega uma imagem negativa do público.


Atos de abertura

Seu artista pode ter um ato de abertura, mas paga 3 pontos por show para o artista de abertura. Em contrapartida, ambos atraem mais fãs e ingressos saem mais rápido.


Produtoras da tour





As produtoras de tour são empresas que, dentre outras funções, marcam shows, ajudam a decidir preços de ingressos e pacotes, ajudam no marketing dos shows e na venda, já que é um site a mais para ter os tickets vendidos. Você deve, porém, mandar uma mensagem privada ou para mim ou para o Luís para ver se elas têm o interesse em hostear a turnê de seu artista – depende da popularidade. Não há necessidade de ter uma produtora para sua tour, mas essas empresas são sinônimo de organização e dedicação. As empresas são:

Live Nation Entertainment – fica com 30% dos lucros da turnê (artista = 70%)
Big Shoe Live Entertainment – fica com 25% dos lucros da turnê (artista = 75%)


Quantos pontos?

A cada $20000 obtidos em um show, o artista ganha um ponto. Por exemplo, caso o artista tenha lucrado $2,000,000 num show de arena hosteado pela Big Shoe, ele fica com 1,500,000 (75%), que corresponde a 75 pontos. Menos os 20 pontos da arena, o artista fica, no final, com 55 pontos.
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