REGRAS | INSTRUÇÕES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

REGRAS | INSTRUÇÕES

Mensagem por Denizar em Dom Nov 15, 2015 12:24 pm


Olá e seja bem-vindo à terceira edição do Batalha dos Charts, um dos jogos mais divertidos em fóruns internacionais – trazido pela primeira vez para o português. Tivemos já a primeira edição, um total fracasso devido à inatividade e falta de interesses, e a segunda, que, apesar do moderado sucesso, foi bem bagunçada. Agora, com todos os tópicos reorganizados, um novo Batalha dos Charts surge da estaca zero, apenas em busca da sua diversão!

O Batalha de Charts é um dos forum games (jogos de fórum, em português) mais populares e esperados, sendo basicamente um jogo virtual de administração de gravadoras. Você contrata seus artistas favoritos e gerencia suas carreiras para serem o número um nos charts, percorrer o mundo em turnês e, claro, se divertir!

Antes de começar a jogar, leia o resto deste post para entender o jogo e suas principais regras. Qualquer dúvida, não hesite em me perguntar – favor fazê-lo na seção de 'DISCUSSÕES | DÚVIDAS'. Você pode fazer o que mais tem vontade com seus artistas, desde percorrer suas carreiras desde o começo, relançando seus álbuns como se nunca existiram ou continuar com suas viagens pela indústria da música, lançando material inédito e criado por você! O Batalha dos Charts, pois, é um jogo de criatividade.
Por favor, como dito acima, leia todo este post de regras para saber como lançar seus singles, álbuns e materiais como um todo, participar de programas de televisão, escrever artigos e me mandar sua lista promocional.

REGRAS GERAIS

COMO JOGAR

Cada jogador começa com sua gravadora e 110 pontos. Todo artista que você assinar custa 10 pontos; e os custos para lançar material são mostrados abaixo. Com um artista, você pode lançar singles, álbuns, EPs (Extended Plays), remix de singles e, eventualmente, relançar um álbum – promovendo-os para terem sucesso. Ao final de cada semana, no sábado à tarde ou à noite, os charts serão revelados, sendo que teremos um para singles e um para álbuns. Você pode inscrever até 3 artistas na sua gravadora.

REGRAS ESPECÍFICAS

1. Você começa com 110 pontos
2. Você pode inscrever um máximo de 3 artistas e um mínimo de 1.
3. A semana dura do sábado à sexta-feira. Os charts serão postadas no sábado.
4. Todos os artigos devem ter pelo menos 150 palavras. Qualidade vale mais que quantidade; assim, um artigo ótimo vale mais que quatro ruins.
5. Você só está autorizado a ter um máximo de 15 artigos por semana.
6. Você pode ter apenas 4 datas de turnê (shows) por semana.
7. Todas as listas promocionais têm de ser enviadas a mim na sexta-feira. O máximo que podem ser aceitas é aos sábados de manhã.
8. A primeira pessoa a reservar um artista em “Inscrições de artistas e gravadoras” o adquire.
9. Cada artista que você assina custa 10 pontos.
10. Você só pode promover um single por semana.
11. O primeiro membro a postar um tópico com o nome da gravadora e seus artistas na aba ‘GRAVADORAS’ têm o artista reservado.

Depois de ter assinado o seu artista e começa a pensar em um single, álbum ou qualquer conceito de material, você está livre para dar início à expectativa ou nos surpreender e lançar algo do nada, o que nos leva ao próximo conceito de jogar BdC.

LANÇAMENTOS
Lançar um material é a melhor maneira de ganhar vendas e, consequentemente, pontos. Você precisa escrever um artigo com os tópicos abaixo e dando algumas informações sobre o lançamento. A partir dessa temporada, os artistas terão um medidor de reputação e fama dentro do jogo; lançar álbuns surpresas e tomar medidas arriscadas quando seu artista é pequeno não é péssimo. Porém, um álbum surpresa para um artista famoso é uma BOMBA e pode render vendas até duas vezes maiores que um álbum previamente anunciado.

Capa
Título/Artista:
Data de lançamento:
Gênero(s):
Duração:
Produtor(es):
Escritor(es):
Gravado em: [estúdio]
Parte das letras/letras completas (opcional):

Junto com esta informação, você pode nos dizer sobre o seu lançamento com parágrafos sobre o item que você está lançando, quer se trate de um single ou um álbum de estúdio. Essas informações devem incluir todas as informações importantes sobre o single/álbum, incluindo momentos notáveis da(s) música(s), letras importantes, etc.
Para álbuns, você tem de fazer um track-by-track, isto é, um comentário faixa por faixa do CD.


Material de estúdio

Álbuns (9+ músicas) - 15 pontos (Você pode lançar um em cada 3 semanas)
A escolha comum. Vende bastante quando bem divulgado e precedido e sucedido de uma boa agenda de divulgação e promoção de singles. Quando lançado de surpresa, sem anúncio prévio, por um artista famoso dentro do jogo, pode render altas vendas. A cada música bônus da opcional versão deluxe, adicione dois pontos no preço.

EPs ou Extended Plays (4-8 músicas) - 12 pontos (Você pode lançar um em cada 2 semanas)
Não vendem tão bem quanto álbuns, mas são mais baratos e não necessitam de tanto tempo de prévia divulgação, uma longa lista de singles ou uma turnê.

Relançamento de álbuns - 10 pontos (Você pode relançar cada álbum uma vez, mas existem algumas limitações, como visto abaixo)

Mixtapes – 0 pontos
Não vendem e são liberadas de forma gratuita, sem aparecer em charts, mas são uma ótima maneira de ganhar público indie e fama crescente.

Greatest Hits - 20 pontos (Você pode lançar apenas um na temporada inteira)
Compila os maiores hits do artista em questão e pode ter até três faixas inéditas, que poderão eventualmente servir de singles. Não são memoráveis, porém vendem feito água, especialmente se o artista for famoso in game.

Singles - 8 pontos (Você pode lançar um a cada semana)
A melhor e tradicional maneira de promover um álbum.

Single promocional - 3 Pontos (Você pode liberar 2 singles promocionais por semana)
Ele vai vender menos do que um single, mas é uma ótima maneira de promover um álbum e para criar hype, isto é, procura ou expectativa. Singles promocionais são, geralmente, liberados na semana que antecede o lançamento do álbum para aumentar as cópias vendidas na pré-venda.

Single remix – 3 pontos
Podem ajudar na divulgação e vendas do single, sendo ou um remix feito por um DJ ou uma parceria com outro artista.

Remix EP – 8 pontos
Têm um custo alto, mas ajudam na divulgação do single. Podem incluir de 3 a 8 faixas, incluindo o próprio single e remixes feitos por DJs.

Videoclipe - 5 pontos (Você pode comprar sempre que quiser!) / 25 pontos para diretor famoso
Ajudam bastante na venda de um single. Certamente, a melhor maneira de divulgá-los, visto que atraem atenção do público.

Lyric Video - 3 pontos (Ilimitado!)
O simples e funcional vídeo das letras da canção.

Colaborações são permitidas no jogo!


Relançamentos

Relançamentos acrescentam as vendas de seu álbum, mesmo se eles têm um título diferente. Estes relançamentos estão disponíveis somente após um mês da data de lançamento do álbum. Os relançamentos si deve adicionar pelo menos cinco novas faixas adicionais para o álbum, sejam elas novas versões de músicas antigas - não apenas remixes, mas com novas participações, por exemplo - ou novas canções.


Pré-venda
A pré-venda, como todos sabem, é colocar o álbum em reserva antes de sua estreia. Você pode colocar o álbum em reserva em até três semanas antes ao lançamento. Apesar de adicionar – e muito – nas vendas da primeira semana, você deve ser capaz de administrar o lançamento de possíveis singles ou singles promocionais durante isto, pois o público pode se cansar e desistir de reservar o álbum.


PROMOÇÃO PAGA E GRÁTIS

Depois de lançar algo, você tem que promovê-lo para que ele venda! Isto pode ser feito através de promoção paga, que têm vários preços - quanto maior o preço, o maior efeito sobre as vendas, como você verá abaixo. Para comprar um slot de promoção paga, você só precisa postar uma atualização em qualquer rede social ou mesmo fazer uma aparição surpresa.
Um artigo descreve o que aconteceu, por exemplo, quando seu artista vai à determinado programa ou está envolvido em uma polêmica. Vamos dizer que você foi ao programa americano Good Morning America. Você terá uma foto de seu artista no GMA com um título. Em seguida, publique, escreva a entrevista. Os artigos têm um mínimo de 150 palavras. Os artigos também podem ser grátis – uma linha de perfumes ou grife de roupas, namoro ou controvérsia, por exemplo. Se você tem dúvidas sobre o que um artigo é, não hesite em perguntar.


PREÇOS DE PROMOÇÃO PAGA

Talk shows (Tonight Show, Ellen, etc.):

Entrevistas ou performances - 10 pontos
Entrevista e performance, ambos - 14 pontos

Talk shows são as promoções com maior custo benefício. Aumentam vendas de singles, álbuns e dos ingressos de turnê. O artista pode expor suas opiniões na entrevista com o host (apresentador) e performar a canção, sendo um meio super efetivo de promoção.

Entrevistas de rádio (KIIS FM, Z100, etc.): 5 pontos
Uma pequena conversa com os locutores da rádio expõe os planos de seus artistas e aumenta as execuções de rádio, consequentemente aumentando as vendas do single.

Shows de competição ou de talento (The Voice, The X Factor, etc.): 18 pontos
São a melhor forma de promoção de um single, apesar de serem menos efetivas para álbuns. Shows de “calouros” reúnem recordes de audiência e não apenas fãs do seu artista, mas fãs dos participantes e dos juízes, além de serem multietário, com telespectadores de todas as idades.

Comerciais de TV: 8 pontos por canal
Apesar de serem efetivos, muitas pessoas não prestam tanta atenção nesse tipo de comercial. Ou seja, para você ter um resultado efetivo para um álbum, por exemplo, ele deve ser transmitido em pelo menos três grandes canais.

Shows de variedades: 25 pontos
Os shows de variedades dão um leque de possibilidades, como possíveis sketches (quadros de humor), entrevistas e performances de até quatro canções. Indo ao ar geralmente aos sábados, esses programas têm audiências exorbitantes por reunirem as famílias ao conforto do sofá à noite. Como exemplo, temos o programa de televisão mais assistido em todo os EUA, Saturday Night Live, e os japoneses SMAPxSMAP e Music Station. Porém, apenas um artista pode ser a atração musical do programa na semana, e ele/ela deve estar no top 3 dos charts ou iTunes no dia.

Você também pode fazer promoção gratuita, como capas de revistas e entrevista, linhas de perfumes ou roupas e tudo que você possa imaginar - eles não têm grande efeito sobre as vendas, mas podem aumentá-las.

LISTAS DE PROMOÇÃO

[color:175c=‪#‎FF0000‬]REALMENTE IMPORTANTE! Você deve compilar uma lista de todos os artigos que você postou na semana às sextas-feiras, no máximo ao sábado de manhã, por meio de mensagem privada. Se você perceber, antes do prazo (pelo menos 12 horas antes) que você vai se atrasar, por favor, me avise. Se você não fizer isso, seu material (single/álbum) pode ser desconsiderado nos charts. O máximo que você pode enviá-los é no sábado de manhã (até meio-dia).

Formato de uma lista de promoção

Spoiler:
- Artista
- Singles / Álbuns / material sendo promovido na semana
- Lista da promoção feita durante a semana
- Quantidade de pontos restantes
Pontos da última semana – pontos da semana = montante remanescente
Artigos:
1. Título do artigo - *Link para o artigo*
2.
3.
...
(15 artigos no máximo)
Tour:
1. Data do show - *link*
2.
...
(4 artigos, shows, no máximo)
Artigos de hype, expectativa:
1. Artigo de hype - *link*
2.
...
(10 artigos no máximo)

CHARTS

Todos os sábados à tarde, vou postar os charts da semana, calculadas por suas listas de promoção e outros fatores que possam surgir ao longo da semana (expectativa, iTunes, etc.). Os charts podem ser afetados por tudo, desde uma pequena polêmica à uma apresentação épica em uma premiação e, principalmente, devido à popularidade do artista e nível ou quantia de promoção. Vendas de singles e álbuns são traduzidos para pontos. A cada 1000 vendas/cópias vendidas da sua música ou registro (álbuns/EPs/relançamentos), você ganha 1 pontos.
Você só pode promover um single por semana. Quando você parar de promover o seu primeiro single e começa a promover o segundo single, o primeiro irá permanecer nos charts por mais duas semanas depois que a promoção acaba. As vendas da canção irão cair cerca de 40-60% (em média 50%).
Para os charts de álbuns (BdC Album Charts) e de singles (BdC Singles Charts), teremos paradas mundiais.
Dependendo de como o single e álbum vendem, eles podem eventualmente receber certificações oficiais. Certificações terão um efeito positivo sobre as vendas devido à publicidade da conquista. Estas certificações serão entregues da seguinte forma:

Singles, EPs e Álbuns vendidos WW:
500.000 cópias - Ouro
1.000.000 cópias - Platina
5.000.000 cópias - Diamante

1000 cópias vendidas = 1 ponto

Atualizações do iTunes

As atualizações do iTunes serão calculadas pela sua divulgação em torno da atualização. Se você fizer uma grande forma de promoção, sua música vai vender bastante em torno do dia em que a atualização sairá; se você ficar um ou dois dias sem promover, sua música pode cair. No entanto, não se assuste caso sua música ou álbum ficar em baixas posições em uma determinada atualização. Isto significa simplesmente que você precisa melhorar ou aumentar o nível de promoção. Atualizações do iTunes virão diariamente e eu vou considerar a promoção feita no dia. Iremos ter apenas o top ten das músicas e álbuns mais vendidos.

O site no qual tanto os charts quanto as atualizações do iTunes serão postados é o [url=itunesbdc.esy.e]itunesbdc.esy.es[/url]

Charts da Vevo

Compilarão os views da semana inteira de forma resumida, apenas para clipes, no top 10. Clipes polêmicos crescem rápido no começo, mas caem tão rápido quanto. Clipes dirigidos por diretores top e com um script bom mantém velocidade crescente.

Mediabase (charts de radio)

Virão semanalmente e compilarão a audiência média de cada canção do top 10, tão quanto os spins (quantas vezes foram tocadas). Caso a canção se torne forte na rádio, invista! Entrevistas de rádio ajudam a ter um bom desempenho, tão como o jabá!

ARTIGOS DA MÍDIA

Os artigos da mídia terão um formato de uma reportagem do TMZ, da Billboard, da Rolling Stone ou de qualquer site que aborde temas musicais. Apresentados uma vez por semana, recapitularão o principal destaque, positivo ou negativo, que aconteceu no período. Pode ser uma treta no Twitter, um shade básico, uma festa, uma polêmica, uma estratégia de marketing genial. Atenção: elas só terão efeito positivo ou negativo caso o artista rebata ou comente sobre no Twitter ou em entrevistas, dependendo da resposta um artigo ruim pode se tornar bom e vice e versa.

PATROCÍNIOS EM GERAL E ESPECIAIS

Nessa temporada, teremos os patrocínios em geral e especiais. Os gerais terão um preço de 100 pontos por patrocínios e poderão ser feitos por seu artista uma vez por semana. Nele, você escolhe uma empresa e pode aparecer num comercial com seu mais recente single, numa promoção, num sistema de divulgação mútua; você quem escolhe. Já os especiais serão feitos, também, uma vez a cada duas semanas e serão muito efetivos. Eu postarei um patrocínio único, só revogado por um player, de graça, que ajudará muito nas vendas. Eles podem envolver comerciais, doação de pontos para lançamentos de álbuns, turnês, etc.

JABÁ

O jabá, na indústria da música, é uma forma de pagamento das rádios ou de serviços de streaming para aumentar os plays/spins/views de suas canções (não é mesmo, dona Katy?). No jogo, teremos o jabá, um recurso relativamente caro, porém que aumenta bastante as vendas de seus singles e álbuns.

Jabá nas rádios:
Jabá médio: 25 pontos
Jabá grande: 40 pontos
Jabá em serviços de streaming (YouTube, Vevo, Spotify, Tidal, Apple Music, Pandora, Rdio, Deezer...):
Jabá médio para single: 25 pontos
Jabá grande para single: 40 pontos
Jabá para álbuns: 65 pontos (sim, vale a pena)

• O jabá afeta apenas o single e álbum mais recentes. Não há necessidade de postar que você está o adquirindo publicamente; apenas o inclua em sua lista de promoção.

METACRITIC

Uma característica que terá um moderado impacto nas vendas de um álbum será a crítica generalizada a ele, o Metacritic. Na vida real, o Metacritic mantém o controle de todas as avaliações de um determinado álbum, filme, vídeo games e outras coisas, e calcula a pontuação média dos comentários dos críticos especializados. No jogo, eu, Denizar, irei ler e analisar um artigo de lançamento de um álbum que inclui resumos de todas as músicas. Depois que eu, vou dar-lhe uma pontuação de 100. A pontuação do álbum virá um dia ou dois após o lançamento do álbum.

Esta pontuação será baseada na qualidade global do álbum: como o seu álbum flui, como são as letras e composição geral, a coesão do álbum, se cada canção complementa o tema central do álbum e, principalmente, qual é este tema. Esta pontuação terá impacto sobre as vendas de álbuns. A pontuação positiva terá um grande efeito sobre as vendas, como as pessoas, teoricamente, ouvirão sobre o álbum, como ele é bom e serão seduzidas a compra-lo. No entanto, uma pontuação negativa irá afetar negativamente as vendas.

FAMA IN-GAME

Nesta versão do jogo, teremos um sistema de fama in-game. Não importa a fama do seu artista fora do jogo, o que prevalecerá será o que está dentro do jogo. A fama será conquistada com os passos de seu artista, suas estratégias de marketing, o lançamento e hype (expectativa) sobre seu material, entre outros. Assim, artistas famosos, com público consolidado dentro do jogo, terá mais chances de ter um single bem sucedido sem quase nenhuma promoção perto daqueles artistas menos famosos que promovem bastante. Mas não deixe de promover! Artistas famosos sem divulgação tem a primeira semana bombástica, mas caem tão cedo quanto subiram.

PREMIAÇÕES

Todo mês vamos ter uma premiação. A premiação será uma ‘cópia’ de uma da vida real (VMA, EMA, AMA, Grammy’s, etc.). A premiação terá nomeados, vencedores e quatro lugares para performances pagas. O preço para os slots será de cerca de 30 a 40 pontos, então reserve sempre uma quantidade perto disto!

FESTIVAIS

Outro novo recurso para a nova temporada são os festivais mensais. Estes festivais de música serão anunciados na semana anterior em que acontecerão, quando eu também irei anunciar um headliner (artista principal). Um festival poderia estar direcionado apenas para artistas eletrônicos ou dance, como Lady Gaga, Madonna, etc., enquanto alguns poderiam ser destinados para artistas mais alternativos ou acústicos, como Lana Del Rey.
Cada festival permitirá 6 performers, com duração de três noites, da sexta-feira ao domingo. O headliner de cada mês será escolhido por mim e pagará apenas 10 pontos pelo slot. Cinco outros slots vão estar à venda, às vezes aberto a apenas determinados artistas, enquanto outros estão abertos a todos. Esses slots serão colocados à venda na semana anterior, cada um custando 40 pontos.
avatar
Denizar
Admin

Mensagens : 530
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/07/2015
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário http://venusrecords.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum